Campanha de Vacinação ( Poliomielite e Sarampo)


  • 01/08/2018 10h49 - Atualizado em 01/08/2018 10h53

Campanha de Vacinação

Dia quatro de agosto, na Unidade Mista de Saúde, irá acontecer a vacinação para crianças de 1 a 4 anos contra a Poliomielite e o Sarampo.

Se o seu filho tem de 1 a 4 anos de idade e ainda não tomou a vacina contra a Poliomielite e o Sarampo, leve-o na Unidade Mista de Saúde dia 04/08,  das 08 às 16h, Roseira. Mantenha a saúde de seu filho em dia.

Saiba o que são esses vírus e o que eles causam em nosso corpo:

Poliomielite

 A Poliomielite é uma doença viral aguda, que ataca o intestino e afeta os nervos, ela se espalha pela corrente sanguínea causando a paralisia parcial ou total do corpo, podendo chegar até o cérebro.

 A Poliomielite se manifesta principalmente em crianças de 1 a 4 anos de idade, a infecção do vírus é transmitida quando o individuo entra em contato com secreções que saem da boca de uma pessoa infectada ou pelas fezes, assim a doença penetra pela garganta ou intestinos até se espalhar por todo o corpo.

 Os sintomas da doença são muitos parecidos com a da gripe, febre e dores de garganta, por isso é difícil diagnosticar a doença em seu primeiro estagio. Após esse período o corpo começa a perder os movimentos de membros inferiores.

 A vacina contra o vírus surgiu em 1988, após uma epidemia da doença pelo mundo, Hoje no Brasil a doença está erradicada, porém não podemos descuidar.

Sarampo

 O Sarampo é um vírus altamente contagioso, isso porque pode ser transmitida através de espirros, tosse e até mesmo a respiração da pessoa infectada. Os primeiros sintomas do vírus são a coriza e congestão nasal, febre, tosse, irritação nos olhos e mal estar, depois desses sintomas aparecem às famosas manchas vermelhas pelo corpo, podendo causar lesões pelo corpo. Quando a doença está no estágio avançado, ela pode levar á infecções secundarias, como a pneumonia.

 A única prevenção eficaz contra a doença é a vacina. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) através da vacina o número de mortes pela doença diminuiu em 71% no mundo.

 Atualmente, o Brasil está enfrentando um surto de Sarampo em Roraima e no Amazonas, isso porque desde 2016 a taxa de vacinação contra o Sarampo diminuiu e abriu espaço para a doença se propagar.

*Publicação para Facebook e Instagram*

Dia 04/08, na Unidade Mista de Saúde de Roseira, irá acontecer a vacinação para crianças de 1 a 4 anos contra o vírus da Poliomielite e Sarampo. Se seu filho ainda não foi vacinado leve – o para se prevenir e manter a saúde dele protegida! (emoji)

Quem saber mais sobre o vírus da Poliomielite e Sarampo? Você sabe o que causa essas doenças e quais as consequências dela? Viseto o site da Prefeitura e saiba mais. Link: (link do site com a publicação da vacinação)



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Praça Sant’Ana, 201, Centro - (12) 3646-9900

Horário de atendimento: 8h às 17h

Visualizar mapa