.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

O povoado que deu origem ao município de Roseira surgiu por volta do séc.XVIII, às margem do Caminho Real que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, onde se localiza o bairro de Roseira Velha. O povoado surgiu em torno da Capela de Nossa Senhora do Rosário, hoje Nossa Senhora da Piedade.

Durante o período entre 1780 a 1840, o município foi um centro produtor e exportador de açúcar, aguardente, milho, feijão, arroz, farinha de mandioca, fumo, algodão e azeite de mamona.

A partir de 1840, os engenhos de açucar foram transformados em fazendas de café, posteriormente, substituídas pela pecuária leiteira por volta de 1920. Nas próximas décadas surgem os imigrantes italianos, franceses, japoneses, espanhois, com o plantio de arroz, legumes e verduras.

Em 1876, com o prolongamento dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II, no trecho de Cachoeira Paulista a São Paulo, o Governo Imperial escolheu nas terras de Francisco Monteiro dos Santos (em frente ao povoado de Roseira Velha) uma área para a estação de Roseira que seria indenizada ao proprietário. No entanto, o Major Vitoriano Pereira de Barros, fazendeiro no local onde se ergue hoje a cidade de Roseira, ofereceu ao Governo as terras, sem custo algum, para a construção da estação e de um povoado.

Em março de 1877, inaugurava-se a Estação Ferroviária, declinava o povoado de Roseira Velha e nascia a futura cidade de Roseira, então bairro de Guaratinguetá.

No dia 17 de dezembro de 1928 foi criado o município de Aparecida, desmembrado de Guaratinguetá, em cuja área territorial inclua-se o bairro de Roseira.

No dia 31 de dezembro de 1963, foi aprovada a Lei Estadual nº 8050, do deputado José Armando Zollner Machado, criando o município de Roseira, desmembrando-o de Aparecida. No dia 21 de março de 1965 instalou-se a primeira Câmara Municipal tendo como Presidente Virgílio Monteiro dos Santos França e o primeiro Prefeito foi Antonio Giovanelli.

 

Dados Gerais

 

Área

130,65km²
 

Localização

Latitude -22,89806

Longitude -45,30528
 

Hidrografia

Rio Paraíba do Sul

Ribeirão Pirapitingui

Ribeirão Piratini ou dos Surdos

Ribeirão dos Pombos

Ribeirão Roseira
 

Altitude

A altitude média do município é de 544 metros, ou seja, podemos considerar o território de Roseira essencialmente plano.

 

Vegetação

Em relação a vegetação, Roseira pode ser classificada como Mata Atlântica de Várzea do Paraíba do Sul. Inicialmente, era coberta pela floresta “Pluvial Tropical”, atualmente é ocupada, quase na totalidade, pela rizicultura e cultura de hortaliças, plantio de eucalíptos, pastagens e vegetação secundária. Dentro da área de Proteção Ambiental de Roseira Velha, às margens do Rio Paraíba e em alguns pontos isolados de preservação, podemos encontrar mata nativa, vestígios de Mata Atlântica, de formações arbóreas, frutíferas, arbustivas e herbáceas.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Roseira - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.