.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

Educação - Quarta-feira, 22 de Junho de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Roseira vai sediar o Teatro a Bordo; primeiro teatro móvel solar do Brasil

O Teatro a Bordo - Caixola de Histórias, projeto que vem para Roseira, com apresentações gratuitas - que envolvem oficinas educativas, projeções de filmes e apresentações de artistas da cidade – na Praça Santa’Ana, no centro da cidade.


Roseira vai sediar o Teatro a Bordo; primeiro teatro móvel solar do Brasil

 

A rosa dos ventos sopra o destino de uma trupe de artistas santistas que viaja – de forma virtual e também presencial, a bordo de um contêiner - recolhendo memórias de cada região do Brasil. Esse é o Teatro a Bordo - Caixola de Histórias, projeto que estaciona  em Roseira, com apresentações gratuitas - que envolvem oficinas educativas, projeções de filmes e apresentações de artistas da cidade – na Praça Santa’Ana, no centro da cidade. 

A programação é diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos, já que o caminhão-palco é autossustentável utilizando energia solar para abastecer seus equipamentos de som e luz. No espetáculo “Caixola de Histórias” o personagem central é o contêiner que ao longo dos anos serviu de palco para as apresentações: "O espetáculo é fragmentado por cenas que retratam o misticismo indígena, a resistência do povo, a força da natureza e a alegria das festas populares. Fazemos uma viagem pelas cinco regiões brasileiras junto com o público neste universo diverso que é a cultura popular” destaca a idealizadora e produtora Talita Berthi.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

O projeto Teatro a Bordo – Caixola de Histórias é apresentado pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto CCR por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, no trecho da CCR RioSP, com realização do Grupo Teatro a Bordo e apoio local da Prefeitura Municipal de Roseira.

Itinerância virtual

Ao longo dos últimos quinze anos, o contêiner-palco do Teatro a Bordo já visitou mais de 400 cidades e foi visto por 600 mil pessoas em sete estados brasileiros. Porém a circulação presencial, prevista para ocorrer em 2020, precisou ser adaptada durante a pandemia da Covid-19. Dessa forma, parte do projeto ocorreu naquele ano através de oficinas virtuais de contação de histórias. Neste ano de 2022, com a liberação da realização de eventos nos municípios, o Grupo retorna às praças e ruas. 

“Subir ao palco após esses 24 meses pandêmicos é como ter uma segunda chance e ver um novo sol. Para nós artistas, significa ter contato novamente com tudo o que faz sentido para a nossa caminhada. Queremos reencontrar o público, com cada vez mais interação artística e sustentabilidade, pois depois da pandemia a mensagem que fica é que precisamos valorizar os encontros e cuidar do nosso planeta”, conta o produtor do projeto, Douglas Zanovelli.

Todo o material criado neste período pode ser acessado no site ou nas redes sociais do projeto:

https://caixoladehistorias.com.br/ 

https://facebook.com/teatroabordo 

https://instagram.com/teatroabordo 

https://www.youtube.com/channel/UCKd917KiXvCV3c5mlk4Dz2w 

Serviço:

Roseira (SP) 

DIA 30 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA (DIVULGAÇÃO E ATIVIDADES FORMATIVAS)

13H às 17H - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS E RUAS

18H OFICINA DE CONTAÇAO DE HISTÓRIAS NA ESCOLA JOQUIM DE CAMPOS * 

(ATIVIDADE PARA EDUCADORES, ARTISTAS E INTERESSADOS) ENDEREÇO: Rua Maj. Vitoriano, 6 – Centro.

*Não precisa se inscrever. Com direito a certificado de participação. Chegar com 15 minutos de antecedência.

DIA 1 DE JULHO – SEXTA-FEIRA (APRESENTAÇÕES)

LOCAL: PRAÇA SANT’ANA, CENTRO 

14H30 – TEATRO: “SESSÃO SOLENE - A PRINCESA E O GIGANTE”

18H00 – SESSÃO DE VÍDEOS - EXIBIÇÃO DE CURTAS 

18H30 - CONVIDADO LOCAL: Cia Peralta e Cia do Sol - Contação de Histórias "Pedro Branco & Zé Moreno em... O beija-flor, uma história de cooperação"

19H30 – TEATRO: “CAIXOLA DE HISTÓRIAS” (acessível em Libras)

914 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Roseira - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.