.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Exército Brasileiro alerta para anúncios falsos de alistamento militar 2026
O Exército Brasileiro alerta a população sobre a existência de sites falsos para o alistamento militar 2026. Em Belém, o Comando Militar do Norte (CMN), por meio da Oitava Região Militar (8ª RM), reforça que a página oficial para o alistamento é: https://alistamento.eb.mil.br/. O alerta ocorre após denúncias de golpes envolvendo páginas fraudulentas, incluindo o caso de uma pessoa que efetuou pagamento em um site falso e só descobriu o golpe ao procurar uma Junta de Serviço Militar.
O coronel Róger Peixoto, chefe da Seção de Serviço Militar da 8ª RM, explica que, recentemente, uma senhora realizou o procedimento em um site falso, efetuou o pagamento de um valor e, ao procurar uma Junta Militar em busca do certificado de dispensa de incorporação, foi informada pelo secretário do local de que o site era falso. Após esse episódio, a página foi derrubada pela Diretoria do Serviço Militar (DSM).
O alistamento militar teve início no dia 1º de janeiro e seguirá até 30 de junho. O processo é obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026; já para as mulheres, a participação é voluntária. As inscrições podem ser feitas pela internet ou presencialmente na Junta de Serviço Militar (JSM).
No segundo semestre deste ano, os inscritos no alistamento vão seguir para as etapas de seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. Para os selecionados neste ano, o serviço militar terá início em 2027, com duração de um ano, podendo ser prorrogado, a cada 12 meses, por até oito anos, conforme a disponibilidade de vagas, o interesse dos jovens e a aprovação das Forças Armadas.
Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o serviço militar feminino oferecerá, neste ano, 1.467 vagas, sendo 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha. As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. (As informações são do O Liberal)
.
.
.
.