.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

EQUIPE ATUAL

Antonio Giovanelli

Antonio Giovanelli

Gestão: 1965-1969
Partido:
Biografia:

1º Governo Municipal (21/03/1965 a 20/03/1969)

Prefeito: Antonio Giovanelli

Vice-Prefeito: Antonio Augusto de Paula Santos Neto

 

ANTONIO GIOVANELLI 

1º PREFEITO MUNICIPAL DE ROSEIRA – 21/03/1965 a 21/03/1969

 

Antonio Giovanelli, conhecido como Nico, nasceu no distrito de Quiririm em 17/04/1911 e faleceu na cidade de Taubaté em 26/01/2001, sendo sepultado no cemitério de Roseira. 

Filho dos imigrantes italianos Francesco Giovanelli e Carmela Mancastroppi Giovanelli, sua trajetória em Roseira inicia-se na década de 1930 para trabalhar na fazenda Santa Helena, especialmente no plantio de arroz.

Do primeiro casamento com Tereza Sávio Giovanelli nasceram os filhos: Adalberto (Nego), Gilberto, Jarbas, Jurandir (Di) e Carmelita. Do segundo com Maria José Giovanelli (Sinhá) nasceram Verônica (Tica) e Giovani (Vani).

Agricultor por amor e profissão, sempre foi uma pessoa dinâmica, atuante socialmente e o ingresso na política ocorreu de forma natural.

Em seu discurso no último dia de mandato disse: “Homem que sou de origem humilde e de vida ligada exclusivamente ao trato das coisas da lavoura, confesso que não me foi fácil, logo de início, enfrentar a enorme tarefa que me incumbia.”

Mas, o Nico Giovanelli e toda sua equipe trabalhou incansavelmente e conquistou nos primeiros quatro anos de governo melhorias para Roseira que perduram até hoje. 

O lema de seu mandato foi a expressão em latim: AGERE NON LOQUI que significa: Agir, não falar.

Através de fotografias e documentos pessoais acompanhei os primeiros passos do “município jovem, de cabeça erguida para o futuro próspero”, que agora divido com vocês.

A mais importante conquista foi o investimento no serviço de água e esgoto, com a lagoa de estabilização e a perfuração de poços para encontrar água de boa qualidade. Separei inclusive, uma fotografia onde vimos a imponente caixa d’água que permanece perfeita até os dias de hoje.

Também em seu último discurso encontrei relatos sobre construções de pontes de concreto armado, que resistem até nossos dias: no Córrego Branco, no Córrego Vaticano e Ribeirão dos Pombos, além de conserto e manutenção de inúmeras pontes. 

Construções de prédios escolares: a “Escola do bairro do Pedro Leme” e duas salas na “Escola Mista Professor Francisco de Paula Santos”. Melhoria e extensão de estradas, como a ligação de Roseira a Pindamonhangaba construída no bairro rural do Mato Dentro. Aplicação de recursos no serviço de merenda escolar oferecendo alimentação para as escolas rurais, Grupo escolar e Ginásio. Aparelhamento da secretaria da prefeitura e do departamento de obras através da aquisição de máquinas e equipamentos. Construção da ligação de nossa cidade com a antiga São Paulo – Rio (acesso principal ao bairro do Pedro Leme).

Aquisição para o patrimônio municipal os terrenos onde se localizam a casa de bombas do serviço de esgoto, o prédio da escola do bairro do Pedro Leme e a área onde se localiza a lagoa de estabilização de esgotos.

Inauguração de dois chafarizes e serviço de dragagem no bairro de Roseira Velha, controlando as inundações que ali ocorriam.

 

Teve uma vida longa: quase completou 90 anos de idade com seus defeitos e qualidades; sendo humano errou e acertou...

Incontestável foram seus feitos e seu amor por Roseira que estão eternizados em nossa história.

 

                                   Por sua neta, Ana Cláudia Giovanelli.

 

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Roseira - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.